quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Iluminismo

   A Revolução Gloriosa marcou o fim do absolutismo na Inglaterra, criando assim, um país burguês , tudo que existe de recursos seria usado em favor da burguesia, gerando acumulo de capital, o que faz da Inglaterra o país mais rico da Europa. As burguesias dos outros países perceberam que os ingleses conseguiram abater o Antigo Regime ,o rei é deposto, acaba o absolutismo, acaba a sociedade estamental e acaba o Mercantilismo. Então, eles tentam fazer a mesma coisa, sobretudo na França que é "grudada" na Inglaterra. Tudo que se faz na Inglaterra, reflete na França ,  pois os ingleses vão acumular toda a riqueza existente na Europa e os outros países vão empobrecer, as burguesias vão à falência , se não há lucro, não há como viver dentro do sistema capitalista.
   Os principais filósofos iluministas estarão na França, os pensadores econômicos também. A burguesia surgiu no Mercantilismo e, criava cartas de monopólio, concessões, falta de concorrência; assim a burguesia surge e vai tomando os espaços, mas vai chegar um momento em que a burguesia está tão grande que ela precisa acabar com o Mercantilismo, precisa assumir o controle da sociedade que era tripartida. As 2 primeiras camadas não fazem nada e ainda acabam com a riqueza do Estado, enquanto isso todo o resto da população tem que trabalhar para sustentar as outras 2 camadas. Então deve-se destruir essa sociedade e criar uma sociedade de classes.
    Maquiavel, Hobbes, Bodin e Bossuet diziam que o rei devia ser absoluto, agora a burguesia tem que pagar para filósofos para que estes combatam os ideais absolutistas, criando outras filosofias (deve-se negar os princípios mercantilistas e defender a igualdade entre os homens).O Iluminismo é o momento filosófico que tem como base a Razão. E os dois filósofos que não são iluministas, mas serviram de fundamento para a racionalidade foram René Descartes e Isaac Newton, são eles que vão dar a base para que o movimento aconteça.
René Descartes: Descartes dizia que o homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa. Criou o método cartesiano para explicar um assunto através de um ponto racional. O sobrenatural não existe.
Isaac Newton: diz que tudo o que existe no mundo respeita as leis físicas, o sobrenatural não existe.

7 comentários:

  1. o texto ta bom retrata bem uma parte do iluminismo..

    ResponderExcluir
  2. O Blog tem pouco conteúdo e não é claro e objetivo em suas colocações. Também apresenta erros de português, principalmente, pontuação e concordância.

    ResponderExcluir
  3. O texto mesmo não estando " completo" consegue repassar um pouco sobre o iluminismo...
    Só cuidar os erros de português =D

    ResponderExcluir
  4. o blog tem boas informações, mas deveria reorganizar melhor o conteúdo
    fora isso ta blz
    :)

    ResponderExcluir
  5. texto direto e com informações importantes, muito bom.

    ResponderExcluir